0

Syrah ou Shiraz? Entenda melhor a uva de duas grafias!

Na França, seu terroir de origem,  ela foi batizada como Syrah, já na Austrália, ela passou a se chamar Shyraz, mas o que vale mesmo é que esta uva é simplesmente poderosa e capaz de produzir vinhos expressivos e generosos!

A Syrah, é a uva mais importante da região do norte da França, localizada na bela Côte du Rhône, mas foi na Austrália que ela mostrou grande potencial. A uva pode resultar em vinhos de diferentes estilos, tudo vai depender da região onde ela nasce. Os vinhos tintos do Rhône, por exemplo, são potentes, defumados, minerais e mais austeros, melhorando com a guarda. Já os australianos são macios, frutados, doces, temperados por especiarias e por vezes algum couro.  A uva também tem produção em países como o Chile e África do sul, onde você perceberá a grafia no rótulo, se estiver Shiraz, vai saber que o estilo deste vinho é o australiano, já se o rótulo exibir Syrah, aí pode contra com um estilo francês!


Na Austrália, a produção desta uva tem obtido enorme sucesso e assim como a Malbec é para a Argentina, passou a ser a bandeira de produção daquele país. A Syrah também tem sido produzida na Toscana, na Itália e, em menos quantidade , na Espanha e em Portugal. Já na nossa vizinha Argentina, podemos encontrar bons vinhos da uva, com grande concentração de frutas e perfumados, já que os Australianos estão ainda em pequena quantidade no país.

 O Chile também mostra bom potencial, o fato é que descobrir esta uva é realmente um grande prazer e aconselho a todos conhecerem!

Michele Montanha



Leia Mais ►
1

Taças de Cristais – Saiba quando e como utilizar

Ter um belo jogo de taças de cristais é maravilhoso! É como ter a certeza que estamos praticamente preparados para receber nossas visitas em grande estilo, mas será que sabemos usar todos os tipos de taças? Separei algumas dicas que podem ser valiosas na hora de preparar um jantar para receber os amigos.

Cada taça tem a sua função na mesa, abaixo , você vai conferir qual taça deverá ser usada com cada tipo de vinho!

  Para tomar Champanhe ou Espumante vamos utilizar a flûte fina,  assim, temos o que chamamos de “ perlage”, que são aquelas pequenas bolhas finas presentes na nossa taça por mais tempo.
 Para  coquetéis de martini aproveite aquela taça que tem forma de um triangulo de cabeça para baixo, conforme mostra a figura, abaixo.
Para os brancos utilize a taça menor com a boca não tão aberta, ela tem a função de manter o vinho numa temperatura mais fria por mais tempo , já que os brancos devem ser mais gelados.
Para o tinto a taça deve ter corpo grande para destacar seus aromas.

Veja abaixo os modelos apropriados para cada bebida!



Onde comprar :

O mercado livre oferece boas opções de compras – http://www.mercadolivre.com.br/, lá você poderá realizar um orçamento com vários preços!

Outra dica importante é na hora de lavar as taças, evite utilizar muito sabão, utilize o mínimo possível, assim, você não corre o risco de odores na sua próxima utilização!


Leia Mais ►
0

Vinho para gestantes!

Atenção mamães apaixonadas por espumantes , mas que estão na fase de gestação e precisam abrir mão de uma série de coisas, inclusive vinho!!  Os vinhos são produzidos a partir da uva Muscat que vem da Austrália , e também é produzido por lá.


A ideia do rótulo foi da ex-consultora de vinhos americana  Carrie Marvin, que também esta grávida,  e não consegue encontrar no mercado nada mais que festivo do que um bom espumante. E quando a problemática do vinho ser produzido na Austrália e não nos EUA ) já que a ideia é de uma americana), ela explica: "Não consegui convencer nenhum produtor americano assinar o projeto, eles não conseguiam entender". finaliza.

Ah.. lembrando que o vinho não é alcoólico!

Fonte : Marketwatch.com
Leia Mais ►
0

Le vin de merde

Produtores franceses apostam num rótulo que desperta a curiosidade dos consumidores

O vinho ainda não esta no Brasil, mas já faz um sucesso danado nas redes sociais e por apresentar além do nome engraçado , uma mosquinha no cantinho do rótulo , que gera uma certa curiosidade no sentido.. é merda mesmo? RS

Voilá, a ideia é revelar um vinho bom , numa etiqueta que diz o contrário..A região do Languedoc onde é produzido este vinho, sempre foi marcada por vinhos de qualidade um pouco inferior se comparado a Bordeaux e Borgonha, por exemplo. Mas com o passar do tempo, os vinhos foram ganhando mais espaços nas prateleiras mundiais e passaram a anunciar vinhos de grande carácter , com incentivo de investimentos, muito trabalho por partes dos produtores e tecnologia. Eu particularmente adoro esta região, lá esta instalada uma das maiores universidade de enologia do mundo, a SupAgro,de Montpellier  a qual assina meu diploma em master durante um curto período de estudos de enologia por lá.


O “ Le vin de merde”, ainda não esta no Brasil, mas possui uma linha de vinhos que parece ser interessante e deixa a gente ansioso pra conhecerJ

Visite o site:







Leia Mais ►
0

Champagne imperdível!

Região deverá melhorar ainda mais seu esquema de enoturismo para os visitantes

Com mais de 10 mil adegas de vinho, a França se lança na frente quando a busca é pelo turismo vinícola! O país recebe uma média de 8 milhões de turistas por ano, sendo que 2,5 milhões são estrangeiros. Mas não é pra menos, o país conta com uma beleza vinícola merecedora de aplausos, e entre estes aplausos, eu destaco sem dúvida nenhuma “Champagne”. A região é linda, e concorre ao título de Patrimônio Mundial da UNESCO. 
Por lá, você deverá encontrar mais de 100 km de caves, com milhares de garrafas antigas, um verdadeiro “show” a parte!




Por conta disso, as autoridades locais estão empenhadas em desenvolver o melhor aos turistas, e acaba de inaugurar o um “polo de excelência ao enoturismo”.  “De  acordo com Matthias Fekl, secretário do estado e comércio exterior, que prevê a duplicação do número de visitantes, na França, até 2013,” a excelência do vinho vai ajudar a unir os diferentes atores dos setores, adegas e comerciantes, o turismo e operadores de hotéis para melhor atendê-los no desenvolvimento de ofertas.


Conheça Champagne!!
Leia Mais ►