2

A arte da perfumaria

Entenda a prática de se fazer um perfume especialmente para você


A perfumaria é uma arte ancestral, e o termo sem do latim pro fumum, que tem o significado de “através da fumaça”. E eu realmente penso que a arte de se criar os perfumes, numa mistura divina de aromas, é uma das mais lindas obras mais iluminadas que existe. Mas e que tal um perfume criado especialmente para você? Com características particulares da sua personalidade? Sem ter a necessidade de procurar algo parecido com você, e ainda passar horas escolhendo uma fragrância que lhe agrade? Pois bem meninas, isto é possível aqui no Brasil!

Na Europa, a prática de desenvolver um perfume exclusivamente “seu”, é antiga, mas no Brasil é ainda uma novidade e pouca gente sabe! E quem explica melhor este trabalho pra gente é a perfumista francesa que trocou a França pelo Brasil, Fanny Moreau de Menezes. A perfumista dedica seu tempo para realizar o sonho dos “aromas” de milhares de pessoas.
Abaixo, você confere uma entrevista especial que a Fanny concedeu pra gente!

Veja!



 Vin&Plaisir - Quando e como começou a se identificar com a magia de fazer perfumes?

Fanny - Quando tinha 8 anos, um dia, antes de ir à escola, perguntei para minha mãe se eu poderia usar o perfume dela, o Trésor de Lancôme. Quando cheguei à aula de inglês, minha professora me olhou de um modo muito impressionada e me perguntou: você usa o Trésor de Lancôme? E respondi: sim (simplesmente).

E neste momento senti orgulho de mim mesma, e a partir daí entendi o quanto o perfume pode ser poderoso e impactante no contexto social. Pouco tempo depois, resolvi criar meu primeiro perfume de lavanda – usando lavanda da minha escola, colocando a lavanda na água e exprimindo para ressaltar a fragrância. No primeiro dia ficou tão cheiroso que adorei a experiência!
Com isso, eu pude entender o quanto o perfume era especial..

Vin&Plaisir - Como esta sendo este desafio no Brasil?

Fanny - Primeiramente, o desafio foi de entender o perfil olfativo dos brasileiros. A cultura do perfume é muito diferente do que na França. A História e as características de cada país influem as escolhas de perfume.
Vou de dar dois exemplos:

1.Os brasileiros pelo fato de viver num clima tropical optam muitas vezes por fragrâncias mais refrescantes que na França. De uma maneira geral, os brasileiros buscam o frescor enquanto o francês quer mostrar o seu caráter através do seu perfume (força, elegância, ímpeto etc.).

2. Os Franceses gostam de flores porque as flores são muitos presentes na cultura francesa, enquanto os Brasileiros gostam muito de frutas porque o Brasil tem muitas frutas!

Vin&Plaisir - Qual o público que mais procura?

Fanny - Hoje em dia, 70% do nosso público são mulheres e 30% são homens.
O público é da classe AAA e A.


Vin&Plaisir - Como é a reação das pessoas com a possibilidade de ter um perfume baseado no seu perfil?

Fanny - O mercado de perfume personalizado ainda é pouco desenvolvido aqui no Brasil como em outros países. Neste caso, a primeira reação das pessoas é uma grande curiosidade: será que é possível criar a fragrância que me parece? Será que eu conheço e sei descrever os aromas que me agradam?

No momento da criação e após a elaboração das primeiras amostras/ensaios, os clientes ficam ansiosos para descobrir esta transcrição olfativa e se sentem muito implicados/envolvidos neste projeto. Naturalmente, procuram refletir o máximo sobre eles mesmos fornecendo informações interessantes para a fragrância.

Vin&Plaisir - Você atende todo o Brasil? É possível encomendas á distancia?

Fanny - Sim, atendemos. Neste caso, fazemos em primeiro lugar as entrevistas via telefone ou email. Em segundo lugar, mandamos 03 caminhos criativos para recolher as primeiras observações e podemos fazer até dois reajustes.

Você precisa imaginar que criar uma fragrância personalizada é como procurar um vestido de noiva sob medida. A partir das informações fornecidas, o criador propõe tecidas, formas, tamanhos, cores e acessórios para a cliente. Uma vez acordado os detalhes, se fazem ensaios para ajustar o vestido as medidas da noiva.
Com o perfume, o processo é similar.

frascos com as fragrâncias

Vin&Plaisir-  Você desenvolve perfumes para crianças?

Fanny - Elaborar um perfume para criança envolve um processo regulatório complexo. Neste caso, só elaboramos perfumes de pele para adultos, junto com o cliente, e perfumes de ambiente. O que podemos fazer para as crianças é imaginar um perfume de ambiente para uma ocasião, um dia especial da criança.

Vin&Plaisir - O que define o perfume pessoal? Qual a característica mais marcante da pessoa que define o aroma?

Fanny - O perfume pessoal é o perfume da sua história. Ao longo da vida, temos várias características que influenciam a pessoa na criação do seu perfume. Primeiramente, a história pessoal do cliente, sua infância, seu entorno, a paisagem (olfativa) na qual ele se desenvolveu, as fragrâncias que ele e o seu entorno usam ou usavam.
Como também e mais simplesmente, a forma de vestir, as cores usadas, tecidos, formas etc.; são muitas coisas que refletem o caráter da pessoa.

Notas: após a entrevista entre o cliente e a perfumista, gostamos de verificar as orientações e preferências com testes olfativos. Geralmente, a pessoa escolha até 15 notas olfativas; cheiro do mar se a pessoa morou perto da praia, cheiro de folha amassada para quem gosta da natureza, cheiro de frutas etc..

Para conhecer a empresa da Fanny acesse: http://www.monabsolu.com.br/



Por Michele Montanha


2 comentários :

Orpheu Cairolli disse...

A Fanny é um gênio sensível e uma pioneira que está abrindo portas para os apreciadores e perfumistas do Brasil.
Obrigado Amiga Fanny - Orpheu (Voix de L'Eau)

Orpheu Cairolli disse...

A Fanny é um gênio de sensibilidade e criatividade e está sendo pioneira na abertura de novas portas aos perfumistas e apreciadores da arte no Brasil. Obrigado Fanny!

Postar um comentário

Muito obrigada!