0

Vinhos americanos

Vinhos americanos despontam como grande promessa dos vinhos mundiais


O mapa do vinho muda , mas a qualidade dos vinhos norte e sul americanos só tem melhorado. Prova disso,  são os vinhos americanos e argentinos, que vem conquistando o mundo e novos adeptos em todos os cantos, e o Brasil não poderia ficar de fora. Apesar dos vinhos americanos ainda estarem tímidos nas nossas vitrines, já garantem grandes rótulos para serem descobertos em nossas terra. Isso porque,  os vinhos americanos tem se mostrado cada vez mais exuberantes , e somente na Califórnia  produz mais do que o dobro de vinhos de todo território australiano. O enoturismo por lá, cresce constantemente e o visual esta entre um dos mais belos da produção vinícola do mundo.  Mas toda a fama, não tem muito tempo,  foi numa famosa degustação em Paris que os vinhos norte-americanos ganharam tamanha atração. No ano de 1976, durante a degustação The Judgment of Paris (O julgamento de Paris), um empresário inglês apresentou algumas vinícolas para participar da degustação ás cegas contra os vinhos franceses. E o  resultado foi inesperado, os americanos ganharam a disputa  e a partir daí, o cenário vinícola mundial passou a olhar com ares diferentes para os americanos, pelo menos a história é contada desta forma, existe também o filme e o livro sobre este episodio de 76, chamado
Bottle Shock. Nunca li, mas deve ser interessante.


Já a argentina é imensamente conhecida por aqui, sozinha ela cobre 20,21%  das nossas prateleiras e junto com o Chile abocanham 57,65% da venda de vinhos no Brasil. Os dados são  do empresário e consultor internacional Adão Morellatto,  que há cerca de 12 anos reúne dados oficiais da Receita Federal, do Banco Central e do Ministério do Desenvolvimento (MDIC ).




Dicas de degustação :

O argentino Catalpa Chardonnay 2010, um vinho branco que brilha em sua cor amarelo palha com aromas de frutas brancas com leves notas cítricas.

Vinho americano :  Peach Canyon the Incredible Red 2010, que desponta em toda a sua elegância em notas de cerejas frescas com suaves notas de couro, tem estrutura, personalidade e conta com um final muito interessante em boca.  






0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!