1

Conheça o Icewine canadense




Há tempos atrás publiquei um material bem legal na minha coluna de Wine and Drink, na revista eletrônica "Terapia do Luxo"http://terapiadoluxo.com.br/o qual gostaria de dividir com os leitores do Vin&Plaisir. O material fala do Ice Wine canadense, que uma hora ou outra vai brilhar como nunca por aqui. Espero que gostem!


Icewine ou Eiswein em alemão é um tipo de vinho de sobremesa produzido a partir de uvas brancas que foram congeladas ainda na videira durante o inverno. As uvas são prensadas ainda congeladas, em seguida, retira-se um sumo rico em açúcar e acidez, o que faz do Icewine um vinho doce e concentrado.

As primeiras tentativas de produção do vinho foram feitas na Alemanha, em 1794, mas foi no Canadá que o vinho ganhou longevidade e fama devido ao clima mais propício para tal prática. Por lá, os invernos são mais rigorosos e consistentes, o que facilita muito a sua produção.


Mas como ele é produzido?

No Canadá, o Icewine é produzido exclusivamente a partir de uvas que foram colhidas e naturalmente congeladas ainda na videira.  A colheita ocorre geralmente durante a noite para garantir uma temperatura inferior a -8 ° C.
Em regra, as uvas, sumos, vinho ou mosto não podem ser artificialmente refrigerados, em qualquer ponto do processo de fabricação. Porém, esta semana a imprensa internacional anunciou que um grande produtor australiano esta fazendo o processo de refrigeração para umIcewine de sobremesa.

O Icewine é ideal para quem aprecia um vinho doce e com uma boa concentração de frutas, sendo extremamente refrescante ao paladar  que conta com uma mistura de frutas exóticas e uma concentração de doçura com nuances de mel, damasco, pêssego, mangas maduras e um final delicioso marcado por esse conjunto irresistível de sabores. Sem falar dos seus aromas florais.

Serviço:

O Icewine pode ser apreciado em diferentes ocasiões , apesar de ser considerado um vinho de sobremesa pode ser servido como aperitivo de entrada, sozinho ou acompanhado de salgados frios, frutas ou pratos ligeiramente picantes.  Pode ser servido entre 5-7 °C.

O produto pode ser encontrado em lojas especializadas em todo o Brasil. Vale lembrar que o vinho conta com ma garrafa extremamente elegante!


1 comentários :

Nanda Holt disse...

Hummm deve ser bom. Quero tomar. Bjos

Postar um comentário

Muito obrigada!