0

Foodtranslator, um tradutor gastronômico


 

Chef brasileira lança aplicativo que faz a tradução, em seis idiomas, de termos utilizados na gastronomia


Apaixonados pela boa comida, turistas, gourmets e profissionais ligados à gastronomia têm, a partir de agora, um aliado que promete facilitar a sua vida – o foodtranslator.  Esse aplicativo, criado pela chef brasileira Adelaide Engler, faz a tradução de milhares de termos utilizados na área de gastronomia para seis lidiomas: inglês, espanhol, italiano, alemão, francês e português.

A novidade é resultado de mais de dez anos de pesquisa feita pela profissional. Morando em diversos países e fluente nas seis línguas, Adelaide encontrava dificuldades para traduzir certas terminologias gastronômicas. Ao estudar o mercado, percebeu que não havia nenhum livro ou dicionário que reunisse um vocabulário tão vasto e teve a ideia do aplicativo. “A ferramenta pode ser muito útil para diversos públicos, desde profissionais das áreas de hotelaria, nutrição, turismo e restaurantes em geral, até os cozinheiros de fim de semana ou turistas apaixonados por culinária”, comenta.

Nele, podem ser encontrados verbetes com a nomenclatura de diversos peixes de rio e mar, aves, carnes, cortes de carnes, caças, legumes, frutas, bebidas, laticínios, óleos, ervas, especiarias, cereais, castanhas, molhos, verbos para cozinhar, ingredientes de confeitaria e padaria, palavras para degustar, palavras para produção e degustação de vinho, equipamentos e utensílios de cozinha e de mesa, limpeza etc.
Desenvolvido para o sistema iOS, o aplicativo é vendido na App Store por US$ 0,99 e pode ser baixado em iPhone e iPad. Sua interface é amigável e, depois de escolhidos os dois idiomas da tradução, é só digitar o termo procurado e clicar em ok. Quando o termo buscado pode ser encontrado em outras expressões, o aplicativo mostra uma relação de opções que complementam a busca.

Sobre Adelaide Engler

Adelaide Engler é brasileira, formada em economia e trabalhou no mercado financeiro em Nova York antes de tornar-se chef. Estudou gastronomia em vários países e é autora de livros do segmento, consultora e apresentadora de TV e rádio.

Adelaide Engler
http://www.adelaideengler.com.br/novo/

Fonte: Site Basilico

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!