0

Vale dos Vinhedos conquista primeira denominação de origem no país



Mais um passo foi dado para a melhora de nível dos vinhos produzidos no Brasil. Na última terça (11), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu o pedido de registro de Denominação de Origem (DO) para o Vale dos Vinhedos, região produtora do Rio Grande do Sul. Essa seria a primeira denominação de origem relacionada à produção de vinhos do país, a exemplo das diversas existentes nos países historicamente produtores.

O pedido da DO vinha sendo feito pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), criada em 1996. Essa é uma nomenclatura superior à Indicação Geográfica (IG) e à Indicação de Procedência (IP), que já estavam em vigor.

Segundo o presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, a conquista da DO fortalece ainda mais a identidade dos vinhos elaborados na região. Somente os produtos elaborados de acordo com normas que preservam a sua identidade devem receber a denominação.

De acordo com nota divulgada pela Aprovale, o próximo passo é difundir o conceito das denominações IG, IP e DO junto ao mercado consumidor nacional, que ainda não assimila esse conceito como na Europa, onde são utilizados há séculos.

A região produz, anualmente, de 12 a 14 milhões de garrafas de vinhos finos por ano e reúne vinícolas de maior destaque do país, como Miolo, Chandon, Casa Valduga e Pizzato.


Fonte : Basilico

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!