0

Turismo de Portugal apresenta Portugal dos Sabores


A partir de setembro, os mais renomados chefs portugueses e brasileiros participam do projeto de promoção turística e gastronômica, Portugal dos Sabores. Durante dez meses, até junho de 2013, serão 18 eventos, entre chefs duets e demonstrações gastronômicas, realizados em oito restaurantes diferentes da cidade de São Paulo e um jantar beneficente de encerramento.

Esta iniciativa do Turismo de Portugal está integrada às comemorações do Ano de Portugal no Brasil. A apresentação do programa oficial e do calendário de eventos do Portugal dos Sabores para a imprensa e convidados será no dia 13 de setembro, no Narã Bar & Lounge, do hotel oficial do projeto no Brasil, Tivoli São Paulo - Mofarrej, seguida de extravaganza gourmet conduzida pelos chefs portugueses José Avillez (Belcanto, Lisboa) e Luis Baena (Tivoli Hotels & Resorts).

No dia 6 de outubro, o Portugal dos Sabores promove um grande jantar de degustação no Kenoa Resort, na Barra de São Miguel, Alagoas, novamente para a imprensa e convidados, no qual nove chefs – cinco portugueses (Albano Lourenço, Dieter Koschina, José Avillez, Leonel Pereira e Vitor Sobral) e quatro brasileiros (Cesar Santos, Daniel Redondo, Helena Rizzo e Tsuyoshi Murakami) – prepararão menus exclusivos baseados em ingredientes finos de Portugal integrados à culinária brasileira.

Em novembro iniciam-se as chefs duets. Ao longo de oito meses, um chef brasileiro receberá outro português em seu restaurante para criarem juntos um menu degustação com ingredientes portugueses presentes no Brasil, combinado com vinhos portugueses. Os eventos seguirão por duas noites consecutivas e o menu elaborado em conjunto com o chef convidado fará parte da carta do restaurante durante o mês de sua performance.

De novembro a maio de 2013, o renomado Dalva e Dito, do chef Alex Atala, será palco de incríveis tardes de degustação para convidados. Nestes eventos, uma vez por mês, um top chef de Portugal realizará demonstrações de uma hora e ainda apresentará de dois a três pratos, incluindo um de criação própria, com provas de quitutes elaborados com produtos portugueses de altíssima qualidade para convidados. A primeira tarde será no dia 18 de novembro e Alex Atala receberá o chef Paulo Morais do restaurante UMAI, de Lisboa.

Para marcar o encerramento do Portugal dos Sabores, em junho de 2013, no mês em que se comemora o Dia de Portugal, quatro chefs portugueses (Dieter Koschina, José Avillez, José Cordeiro e Ricardo Costa) e quatro brasileiros (Jefferson Rueda, Sergi Arola, Luca Gozzani e Alberto Landgraf –, estes dois últimos a confirmar) irão preparar um jantar de gala beneficente em prol do programa do governo federal Fome Zero, no Restaurante Arola Vintetres, de São Paulo, com um menu degustação de cinco a oito pratos exclusivos, a partir de ingredientes e  vinhos portugueses especialmente combinados.

Toda a programação do Portugal dos Sabores poderá ser acompanhada no hotsite
www.portugaldossabores.com.

Helena Rizzo, uma das chefs participantes



Chefs participantes

BRASILAlberto Landgraf (Epice, São Paulo) (a confirmar)
Alex Atala (D.O.M e Dalva e Dito, São Paulo)
Cesar Santos (Kaamo Restaurante, Kenoa Resort, Alagoas)
Helena Rizzo e Daniel Redondo (Maní, São Paulo)
Jefferson Rueda (Attimo, São Paulo)
Luca Gozzani (Fasano, Rio de Janeiro) (a confirmar)
Sergi Arola (Arola Vintetres, São Paulo)
Tsuyoshi Murakami (Kinoshita, São Paulo)
Vitor Sobral (Tasca da Esquina, Lisboa e São Paulo)




PORTUGAL
Albano Lourenço (Arcadas da Capela, Hotel Quinta das Lágrimas, Lisboa)
Dieter Koschina (Vila Joya Resort, Algarve)
José Avillez (Belcanto, Lisboa)
José Cordeiro (Feitoria, Altis Belem Hotel & Resort Spa, Lisboa)
Luis Baena (Tivoli Hotels & Resorts)
Leonel Pereira (Panorama Restaurant Sheraton, Lisboa)
Paulo Morais (UMAI, Lisboa)
Ricardo Costa (The Yeatman, Porto)


Fonte : Assessoria de Imprensa do evento

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!