0

Gente que faz!

Conheça a história da chef de cozinha , Franciara Andrade que abandonou a ideia de trabalhar em grandes restaurantes para se tornar uma personal chef de sucesso


Franciara durante suas aulas

Com o aumento do número de profissionais na alta gastronomia brasileira, cresce também o  desemprego e trabalhos mal remunerados. O resultado é bastante comum não somente na gastronomia, como também em outras áreas. Um dos fatores é a falta de estabelecimentos para atender toda a demanda de profissionais , gerando assim, o desemprego . Outro problema bastante comum, é que muitos empregadores não pagam o justo , seja por falta de verba, ou por falta de vontade mesmo.

Por isso, muitos imigram para o exterior a fim de ter uma bagagem maior de conhecimento trabalhando em  restaurantes famosos , os quais poderão facilitar seu retorno ao Brasil , além da esperança de ter uma valorização maior por parte dos empregadores. Mas, ao contrário do usual , nem de bons restaurantes vivem esses profissionais que  literalmente põe a  "mão na massa".

Franciara Andrade, chef de cozinha da cidade de Goiania , mudou-se para Brasília em 2009 para crescer na profissão. Lá trabalhou como chef de cozinha, mas viu que a remuneração para um profissional de gastronomia deixava á desejar. Com isso, tornou-se uma profissional independente e hoje dirige seu próprio negócio. Atualmente, Franciara é uma personal  chef e atende residências e empresas . "Sempre recebia amigos para almoços e jantares no meu apartamento e sempre ganhava muitos elogios. Outra coisa que chamou muito a minha atenção,  foi que todas a minhas amigas recém casadas não sabiam cozinhar e sempre solicitavam consultorias. Por conta disso, tive a ideia de ensinar para recém casadas, e a partir daí, uma coisa foi levando a outra", analisa Franciara, que oferece cursos não só para recém casadas, como também para empregadas, grupos, etc..

Para Franciara,a profissão de personal é uma forma de trabalhar com mais dignidade . " Como personal chef , você pode fazer seus próprios horários, faz o que gosta, além de ganhar o respeito e o exemplo para a nova geração", pontua .

De olho no futuro, Franciara faz planos e pretende abrir em breve  seu próprio espaço, ampliando ainda mais seu leque de atividades. " Eu quero abrir um espaço para dar aula e fazer cozinha show para confraria de amigos, porque isso também está muito em alta, dar aulas em faculdades de gastronomia e continuar com os almoços e jantares particulares para casais e grupos fechados", ressalta a chef.


Boa sorte e parabéns!

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!