0

Vinhos da Áustria em alta no Brasil




A paulistana The Special Wineries, distribuidora de vinhos austríacos no país, esta feliz da vida com o crescimento na procura de vinhos da Áustria.  Em entrevista recente a Revista BACO, Lucila Taninaga, uma das proprietárias do negócio , revelou estar contente com as perspectivas no consumo e na procura pelos vinhos no Brasil. “Nossa estratégia é trazer ao Brasil não só uma grande variedade de rótulos, mas também a cultura do vinho austríaco”, relatou.


Mas o que esses vinhos ainda pouco conhecidos por aqui tem de tão especial ? Na verdade há várias razões entre elas a qualidade e a finesse desses vinhos. Esse povo preserva suas videiras há muitos anos e são extremanente cuidadosos e seguem á risca os critérios de produção para garantir safras excelentes.  

A Áustria possui também elementos climáticos e geológicos ideais para o cultivo das videiras cultivadas por lá, são famosos por  produzirem vinhos autênticos,  distintos com caráter e personalidade. Ao longo dos anos seus produtores passaram a unir  os modernos processos de vinificação com a sua cultura tradicional na produção de vinhos.

Além de tintos e brancos impares.  O país produz louváveis  vinhos doces, que estão certamente entre os melhores do mundo.


Suas uvas
A Áustria possui cerca de 35 variedades de uvas  que se dividem na produção de brancos e tintos, sendo que a  produção de  vinhos tintos ganhou aumento nas últimas duas décadas e representa atualmente um terço dos vinhedos da Áustria, que totalizam cerca de 46.000 hectares.

O país dispõe de excelentes terroirs para as variedades conhecidas internacionalmente, como Riesling, Pinot Blanc, Chardonnay, Muskateller, Traminer, Pinot Noir, Merlot, Cabernet e Syrah.
Além de contar com preciosas variedades locais que tornam seus vinhos únicos, como Grüner Veltliner . Esta variedade branca responde sozinha por quase um terço dos vinhedos da Áustria e serve para produzir vinhos ecos e doces. É muito comum  harmonizar seu vinho branco com caças, carnes bovinas, suínas e aves. Essa casta se traduz na produção de vinhos aromáticos, minerais, boa acidez, muito elegante e de grande finesse.  Aliás, para mim ela traduz bem o povo austríaco , um dos mais elegantes e requintados que vi na Europa. Sem dúvida, esta entre os meus países preferidos que tenho imensa saudade de ver novamente.

 Mas, além da Grüner Veltliner, outras variedades brancas fazem sucesso por lá como a  Neuburger, Rotgipfler, Zierfandler e Veltliner Roter , bem como as variedades tintas Zweigelt, Blaufränkisch, St. Laurent e Blauer Wildbacher que são altamente respeitadas e apreciadas pelos produtores.

A Traminer Heunisch é uma das mais antigas variedades européias, provavelmente descendende de videiras selvagens que cresceram durante a antiguidade. Heunisch é o nome de varietal  que pode ter sido trazida pelos húngaros  e tem linha familiar com uvas como a Chardonnay e Riesling.

Climas e solos

A Áustria é um país de clima frio. Apesar da diversidade dos vinhos austríacos, existe uma característica consistente, que os distingue dos outros vinhos internacionais. Seus vinhos possuem generoso frescor aromático, juntamente com a maturação fisiológica completa das suas uvas.

Claro que existem muitas diferenças regionais, como a diversidade da estrutura do solo e as condições de microclima variadas. O país apresenta quatro zonas climáticas principais ( Danúbio, Weinviertel,  Panónia e  Steiermark), as quais reafirmam o caráter dos seus vinhos.

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!