0

Saiba a diferença entre degustação horizontal e vertical




     A arte de degustar bons vinhos é realmente louvável. Além de ter a  oportunidade de provar vinhos dos mais diversos estilos, regiões e safras, temos a chance de analisar o vinho a fundo ao ponto de descobrirmos pouco a pouco o nosso próprio estilo. Mas é sempre bom termos algum conhecimento antes de iniciamos nossa aventura no mundo das degustações. Por isso é sempre bom saber diferenciar esses dois tipos de degustaçõesque são: vertical e horizontal.

A degustação vertical é feita com rótulos de diversas safras de um mesmo produtor, a qual pode variar sua análise. Algumas são feitas a partir da uva  e outras são feitas a partir da safra. Para ser mais especifica, o objetivo aqui é analisar a evolução ao longo dos anos. Por exemplo, se for um blend, pode-se perceber mudanças no corte, já uma varietal podemos avaliar se seus taninos estão mais suaves , conforme a garrafa foi envelhecendo e por aí a fora..

Com isso, temos um panorama desse produtor e a evolução da qualidade dos seus vinhos. Outro fator importante na hora de escolher esse tipo de degustação é saber exato sua sequência. Nas degustações verticais, a sequência a ser introduzida tem alta importância. Ela poderá ser feita na sequência cronológica quanto da safra recente para a mais antiga.O mais usual é começarmos do mais antigo e concluirmos com os vinhos mais jovens desse produtor.


Horizontal

Essa degustação tem o objetivo de avaliar o ano da safra, desta forma, vamos escolher uma bela safra e avaliar os rótulos de diferente  produtores, mas de uma mesma região e com a  mesma uva. Mas você poderá também ser convidado para participar de uma degustação horizontal que usam a variedade e o ano como referência com vinhos vindos de várias regiões do globo. Em geral, as duas formas são interessantes. A primeira você deverá avaliar mais o produtor, na segunda, você terá a chance de avaliar o comportamente das castas em cada região. Assim, você passa a ter uma experiência maior em relação as uvas, regiões e países.
Voilá, aproveite e organize uma degustação com seus amigos!

Degustar é realmente uma arte !








0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!