1

Entrevista com a sommelière Daniella Romano

Daniella Romano é sommelière e fundadora da empresa " Aromas do Vinho", que funciona desde 1998 com o  objetivo de levar conhecimento dos sentidos para melhor entendimento dos estudos do vinho usando o olfato e a visão além do paladar.


Daniela também coordena o grupo "Ver o Vinho" , um trabalho social voluntário muito bonito, que tem como propósito habilitar deficientes visuais a participar de degustações de vinhos.
Abaixo você confere um pouco mais sobre Daniella que carinhosamente dedicou um artigo exclusivo para o Vin&Plaisir .  Neste material a profissional relata  seu trabalho e suas preferências . Espero que a Daniella  seja uma grande inspiração para outras mulheres que queiram seguir a carreira de sommelière no Brasil e no mundo!

Parabéns Daniella pelo seu trabalho e  dedicação!



Confira o artigo abaixo!

"Desde que comecei á estudar sobre vinhos, tenho encontrado mulheres interessantíssimas, tanto produzindo e vendendo como fazendo o serviço do vinho. Esse que sempre foi um reduto muito masculino também se rendeu ao universo feminino. Atualmente excelentes profissionais e muitas amadoras já sabem do que gostam e o que querem beber. E a cada um dos vários encontros só para mulheres, que tenho ido me surpreendo com o grau de conhecimento de todas.

Como sommelière e apaixonada por aromas, confesso que sou uma curiosa e gosto de provar vinhos muito diferenciados, me sinto estimulada descobrindo novos universos. Mas existe um vinho em especial que toca meu coração: o Gewürztraminer, esta varietal de nome tão complicado, original de Tramin, norte da Itália é uma das principais cepas na Alsácia, na França, onde é possível encontrar verdadeiras jóias engarrafadas.
O que me fascina nela é a sua capacidade de transformação que pode ir de um vinho muito sério e seco até a um incomparável vinho de sobremesa, produzido com as uvas de colheita tardia (ou vendage tardive: os produtores esperam até o outono quando a uva está bem madura e muito doce e ás vezes até botritizada para fazer a colheita).

E os aromas, ah, os aromas da Gewürztraminer são um capítulo á parte, quando jovem seu perfume de pétalas de rosas, lichia, maracujá com um leve toque de mixirica é maravilhoso, e conforme vai evoluindo, apresenta notas de especiarias, flores secas, mel e finalmente, atinge seu esplendor aromático nos vinhos de sobremesa, neles podemos perceber notas complexas de redução, damasco em compota, extrato de rosas, canela, anis estrelado, noz moscada, avelãs, uma verdadeira festa aos sentidos.

1 comentários :

Unknown disse...

Parabens Michele Montanha...bem estruturado,facil manuseamento,otimo aspeto grafico possuindo um marketing "soft"e agradavel atingindo seu publico alvo.
carlos goncalves

Postar um comentário

Muito obrigada!